quinta-feira, 1 de outubro de 2009
ARTIGO PARA O INFORMATIVO DA CASA LÉA PENTAGNA
ARTIGO PARA O INFORMATIVO CASA LÉA
“ S.O.S. TEATRO ROSINHA DE VALENÇA”
CAMPANHA: “VAMOS SALVAR O NOSSO TEATRO”
No dia 27 de março, comemoramos o Dia Mundial do Teatro.Este dia foi criado em 1961,pelo Instituto Internacional do Teatro – ITI,data da inauguração do Teatro das Nações em Paris.
O Teatro é considerado a mãe de todas as outras artes.Fonte de libertação,consciência crítica e formadora de opinião,exerce uma grande influência na formação de todos os povos do Mundo e é, através dele, que é possível estudar o comportamento humano e as novas condutas culturais.É o espaço onde se pode analisar novas ideologias, além da realização das práticas teatrais.
O Teatro é uma arte que nasceu do rito, seja ele religioso,fúnebre,festivo,civil ou de guerra.Assim é que, desde os povos primitivos, o homem exprime seus estados emocionais e dramatiza situações relacionadas à sua luta contra o destino,as forças da natureza,o sexo,a vingança etc.Dessa forma, vemos que o Teatro originou-se nas danças ritualísticas das sociedades primitivas, florescendo em diversas partes do Mundo como Grécia,Índia,Egito e China.
No Brasil, surgiu com os jesuítas no século XVI,como um instrumento pedagógico,tendo como motivo a propagação da fé religiosa através da catequização dos indígenas e visando a integração entre portugueses,índios e espanhóis.A tradição teatral jesuítica, encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil, e os religiosos passaram a se valer dos hábitos e costumes dos silvícolas(máscaras,plumas,instrumentos musicais primitivos)para suas produções com finalidades catequéticas. Entretanto,somente com a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1822 é que o Teatro obteve o progresso merecido.Já em decreto em 28 de maio de 1810,D.João VI reconhecia a necessidade da construção de “teatros decentes”.E é de decência que estamos necessitando em relação ao nosso Teatro Rosinha de Valença.Faz-se necessário que juntemos as forças:autoridades,grupos teatrais,artistas de modo geral,empresários,promotores culturais,educadores, ,meios de comunicação e comunidade valenciana, para tentarmos equacionar a situação de “caos” em que deixaram esta casa de cultura.
O amor à Valença,o respeito e amizade à artista Rosinha de Valença,aliados à possibilidade concreta de poder contribuir com a preservação de nossa cultura e espaços culturais,nos conduziu a um registro documental da situação deste espaço inaugurado em 1982 e que,hoje,após vinte e sete anos de existência,permanece abandonado como um barco à deriva.
Mas...”Navegar é preciso” já nos afirmava o poeta português e é neste mar bravio, que iniciamos neste dia 27 de março,Dia Mundial do Teatro,uma viagem onde a busca de parceiros será nosso leme e a revitalização do “Rosinha” será nosso porto de chegada.
Sensibilizada e consciente de seu dever,a Prefeitura Municipal na pessoa do Exmo. Sr Prefeito Vicente Guedes e da Secretária de Cultura e Turismo Sra Daniele Luzie Dantas Mazzeo, já iniciaram os primeiros passos em direção a este porto.
Resta-nos e às futuras gerações,manter vivas as raízes de nossa cultura e a preservação de nossos espaços culturais.É preciso buscar rumos,recriar,transformar,respeitar,conservar,preservar.Acreditamos na união de forças para que,juntos,atuemos como transformadores em nosso município,neste espaço “ONDE SE FAZ ARTE”.Porque,como nos diz, tão sabiamente, o grande diretor e dramaturgo brasileiro,Augusto Boal,nomeado embaixador mundial do Teatro pela UNESCO(Organização das Nações Unidas para a Educação,Ciência e Cultura),”ATORES,SOMOS TODOS NÓS,E CIDADÃO NÃO É AQUELE QUE VIVE EM SOCIEDADE: É AQUELE QUE A TRANSFORMA”.
Jocely A. Macedo da Rocha
Socióloga/Artista Valenciana/Coordenadora
De Artes da Secretaria de Cultura e Turismo/
SECTUR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário